segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ontem eu almocei com a minha colega. Conheço ela pouco tempo, porem não desistiu de tentar me engordar. O almoço aconteceu na minha sala. Lembrei da minha infância, porque me pareceu muito saboroso, embora simples. Ontem havia uma macarronada ótima com queijo derretido por cima, com acompanhamento de suco de maracujá. Tudo feito por ela mesma. Na sobremesa, frutas,um pedaço de chocolate amargo e é claro uma dose de vinho.

Quando olho para aquela menina, que faz ginastica, anda de bicicleta, cuida da casa sem ajuda, estuda, trabalha, eu tenho dificuldade em ver nela a figura que, de alguma forma, moldou meu jeito de me relacionar com as mulheres. Como ela me tratou tão bem. Afetou, por exemplo, a aparência e o temperamento das minhas escolhas. Tenho certeza de que a sua personalidade,comparando com minha mãe no poder que ela tinha na família dela. Eu cresci numa casa com duas mulheres ativas e inteligentes. Nunca consegui tratar colegas, amigas ou amores com superioridade.

Conheço sujeitos que ainda defendem como natural a ideia de que há uma chefia na família e que ele pertence ao pai. Esses mesmos caras acham importante que as mulheres fiquem em casa cuidando dos filhos enquanto eles ganham a vida na rua. Mulheres pertencem ao lar, os homens ao mundo.
É por isso que nos almoços, quando minha mãe se põe a contar as histórias da infância dela (que lhe parecem cada vez mais frescas e interessantes) eu escuto com atenção. Descobri que de alguma forma a minha própria história está sendo contada ali.
As palavras e os sentimentos da mãe, a própria biografia da mãe incorporam-se para o bem e para o mal à personalidade dos filhos. Se o pai fornece limites, acho que a mãe é quem dá os conteúdos.

Assim, com algum atraso, eu trato de ouvir e entender a minha própria mãe. Talvez, com alguma sorte, isso me ajude a entender melhor a mim mesmo. De qualquer forma, não existe outro lugar no mundo onde me sirvam um almoço tão gostoso, e com tanto carinho. Apesar que esse almoço de ontem foi servido com todo carinho também. Vou pedir a receita dessa Macarronada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário