quarta-feira, 25 de agosto de 2010



Entre milhoes de sentimentos que temos, isto é, todos os dias sem percebemos estamos sentindo novas emoções. Nas poucas horas de horário livre tive algumas conversas sobre diversos assuntos e relembrando alguns do passado alheio. Culpa.
A culpa, eu acho, é um dos grandes motores secretos da nossa vida social. Algumas pessoas sentem culpa desproporcional porque o ato de enganar sexualmente .A traição ainda se reveste de uma importância para a nossa sociedade. Mas seria para tanto?

Pergunta por aí quem já enganou e foi enganado? O porcentual é enorme, entre homens e mulheres. A traição parece ser um fato da vida. Dói, mas acontece, repetidamente. Parece ser uma coisa humana, embora nós tenhamos inventado um monte de regras emocionais para evitá-la.

Lembro de um caso. Uma menina de onde eu estudava. Ela enganou a propria mae vários anos com o padastro dela. Quando a bomba explodiu. Fez o que qualquer sujeito acuado faria: casou com a menina. Minha aposta pessoal é que a culpa dele nesse episódio é tão devastadora, o quase-incesto pesa tanto sobre seus ombros. Precisa provar ao mundo que não é um monstro. As mulheres sempre foram modernas. Agora estão perdendo totalmente a vergonha.

Entre as fofocas e conhecimentos na politica que eu tenho, ouvi historias da canditada Dilma Roussef. Quando jovem, esteve envolvida em dois episódios de traição.
Ela, que era casada, envolveu-se com outro homem. Apaixonada, comunicou o fato ao marido, eles romperam e ela juntou-se ao outro. Nada disso deve ter sido fácil, mas parece ter sido simples. Meses depois, Dilma foi presa. Com ela na cadeia, o novo marido teve um caso com uma atriz muito conhecida na época. Ela soube, ficou magoada, cobrou dele, mas continuaram ligados. Anos mais tarde, livres, voltaram a viver juntos e tiveram uma filha. As pessoas são livres para fazer o que quiserem. Ninguém é dono de ninguém.

As pessoas sofrem quando são deixadas ou traídas, mas isso não lhes dá o direito de virar bicho. Ano passado virei bicho quando fui abandonado. Acho que virei bicho varias vezes ! E sei a dor como é. Vira e mexe se vê na TV a história de um sujeito que matou a namorada ou a mulher porque ela não queria mais nada com ele. Na cabeça dessas pessoas, abandono é crime de morte. Traição também. Ficam loucos de amor. O jeito é a gente tentar viver, desde que a gente não vire refém da culpa.

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita e carinho !
    Adoro seus textos , muito bons ...

    BjOs e um Ótimo Final de Semana .

    ResponderExcluir
  2. Acho que a relaçao extra conjugal e um tema muito dificil de falar mais o que sabemos é que todo mundo diz:"Eu sou fiel",mais na verdade quem nunk traiu ou ja foi traido?Poucos irao me responder com franqueza.
    Quem ama trai? Sim!
    Porque traiu? poucos tem um motivo e muitos nao sabem dizer.Será coisa carnal,necessidade de uma aventura,desejo e nada mais?vai saber.
    Só sei que traimos,amamos,sofremos,nos arrependemos e depois sempre fica a maldita culpa.
    Vlw Léo bjs!!!

    ResponderExcluir