quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Feliz ano novo, mulheres. Foi assim que terminei minha ultima postagem. Essa frase deixou meus amigos e minhas amigas pensativas. A revolução esta chegando. Chegamos esse ano de 2010 para arrasar. Arrasar não em questão a vingança. Mas sim de um amor verdadeiro sem ao menos esperar a troca do parceiro ou da parceira. Acredito que enquanto não acharmos o amor verdadeiro jamais seremos felizes. Muitos de nós acreditamos nisso o tempo todo. Outros acreditam apenas de vez em quando. É saudável imaginar que a nossa felicidade não depende de nós, mas, sim, de outra pessoa qualquer?

Não vou ficar inventando e nem reproduzindo argumentos de historias de escritor. Mas posso afirmar jeito atual de amar nos parece antiquado ou insatisfatório. Não existe o eterno. Algumas dizem eu te amo. Amanha ela ama outro e a vida segue. As mulheres estão assim. Homens amam e para as mulheres foi apenas mais um na sua vida. É estranho pensar no amor dessa maneira, não? Fulano é muito romântico, quase tonto, enquanto fulana é pensa que domina a situação e faz o parceiro de gato e sapato. Essas são diferenças reais, que mostram que o bicho amor não é exatamente o mesmo para todo o mundo.

Nesse ultimos dias, eu tenho pensado muito na ideologia do amor. Como diz a musica do Tom Jobim. É impossivel ser feliz sozinho. Ausência de parceiro é sinônimo de infelicidade, fracasso e outros sentimentos que somente cada pessoa sabe dizer o porque de estar sozinho. Talvez seja verdade que as pessoas sem parceiros tendem a serem menos felizes, mas o contrário certamente é falso. Estar com alguém, ter alguém, não é garantia de felicidade. Se a pessoa está casada, ou tem um namorado bacana, sua vida está resolvida. Certo ou errado?

Ja vi casos que um homem excepcional, casado com uma mulher encantadora, estava há meses numa terrível depressão. Eu olhava para o individuo e não entendia. Ele tinha mulher, filhos, casa, profissão, amigos e... tinha desmoronado. Os motivos íntimos talvez nem ele soubesse, mas a lição para mim foi clara: A questão interior não estava se resolvendo com a parceira. Brigas, ciumes e falta de dialogo. E sem sexo.
A nossa felicidade esta dentro de nós. Só depende de nós mesmos. As pessoas que amamos nos ajudam, mas não substituem o nosso amor próprio. Precisamos das pessoas, mas precisamos ainda mais de nós mesmos.

Pior quando escutamos assim:- Amor, quero te fazer feliz. Ah, essa promessa de felicidade amorosa às vezes me incomoda. Ela é falsa. Melhor buscarmos conforto na intimidade do outro, no amor. Uma pergunta que internamente me faço pelo menos quase todos os dias. E agora faço para vocês. O que é a felicidade para você?

Um comentário:

  1. Felicidade é lutar cada vez mais por aquilo que ainda não se sabe o que é.

    ResponderExcluir